A ideia de por catraca na internet é catastrófica  até para democracia.

O recuo momentâneo de Kassab que atua como ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia – nesse governo Temer – foi resultado da repercussão negativa que assumiu proporções de liderança entre os temas mais comentados na internet. 

Chamou atenção que o ministro de Estado tenha saído em defesa das empresas  com “seus limites”   para prover fluxo de dados.  As empresas que nos cobram pela velocidade (largura) de banda, também receberiam pelos dados recebidos e enviados.  A Anatel já havia barrado essa catraca, recentemente,  no governo Dilma. 

Falar em empresas nesse ambiente monopolizado pela NET beira a eufemismo. A instalação de fibras e back bones para colocar o Brasil no primeiro mundo é cara, mas as concessionárias, ora apelam para o subsídio do governo, ora para aumento da tarifa. 

É verdade que o tráfego de vídeos na rede ocupa o espaço que as bandas largas oferecem. Mas ao invés de investirem seu lucro, seus recursos próprios, querem cobrar pelo fluxo de dados, como já ocorre na telefonia móvel – mas cujo apetite de ganho foi  contido graças ao uso do Wi-Fi  (que também usa a Banda Larga). 

O fato é que se cobrarem por dados, os pobres perderão sua ponte para o futuro.  Os cursos a distância serão onerados, o tráfego de vídeos e filmes ficará acessível apenas  para os ricos. Até mesmo vídeos alternativos de reportagem do YouTube ou Facebook  serão restringidos pelo custo.  Os pobres terão que voltar a se informar, predominantemente, pelos canais de TV que nos emburrecem com suas pautas e atrações de baixo perfil  e de reflexão duvidosa. 

Enquanto as operadoras lucram com a catraca de dados, o governo retoma a hegemonia da comunicação. Mais uma pedra retirada da democracia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: