Vacina pouca, meu funcionário primeiro

Reportagem do Estadão revela tentativa frustrada dos maiores empresários do Brasil de furar a fila da vacinação contra a Covid-19.

Parte do setor produtivo queria comprar imunizantes e usar 50% das doses para vacinar funcionários; grandes empresas, porém, foram contra ‘furar a fila’ dos grupos prioritários. A reportagem nomina o banco Itaú, a Vale e a Petrobrás como as grandes que romperam o acordo com os demais empresários em adquirir  33 milhões de vacinas da Oxford/AstraZeneca disponível para compra, da Inglaterra.

A reportagem não entrega o nome das empresas que não veem problemas éticos em furar a fila da vacinação para deixar os “colaboradores” imunizados. Não é difícil deduzir quem são esses empresários e, certamente, um bolão entre os brasileiros é capaz de apontar o conjunto de “feitores” – que do alto do delírio moral “acredita que estaria ajudando o governo na imunização ao dar prioridade a seus funcionários˜.

Compliance para inglês ver

Itaú, Vale e Petrobrás melaram o esquema dos intencionados em vacinar o funcionário antes dos grupos prioritários da nação. Como se o dinheiro pudesse comprar um aval para a imoralidade. Mas choca o fato desses empresários não conseguirem enxergar a cretinice que estavam propondo. Com certeza a turma do Paulo Guedes foi induzida pelo próprio ministro a entrar na jogada com o argumento de que dessa forma o governo não gastaria recurso público, respeitaria o teto dos gastos, a solução seria célere etc.

De toda a trama do privado sobre o interesse público ressalta o fato que uma ação imoral dessa monta, se bem sucedida, protege o capitão Bolsonaro da explosão dos escândalos de sua inépcia como gestor público. Neste sentido, a ação, por ora abortada, visava também tirar Bolsonaro da trilha do impeachment que cresce no bojo da sua incompetência em lidar com a saúde pública.

A empresalhada não estava mentindo quando disse que queria proteger seus funcionários: afinal, a serviço de quem estão Guedes e Bolsonaro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s